Entenda o que é calibração de balanças, como é realizada, importância e principais benefícios.
Diversos são os setores da sociedade que utilizam balanças em seus processos e em todos eles o objetivo é o mesmo: garantir com precisão o peso de determinado produto. Por ser um equipamento de suma importância, realizar periodicamente a calibração de balanças é essencial.
A seguir, vamos entender o que é e como é feita a calibração de balanças, benefícios da realização e prejuízos que a ausência de calibração periódica pode trazer para o seu negócio!
O que é a calibração de balanças?
A calibração de balanças é um processo que deve ser realizado com certa periodicidade para garantir a precisão nos resultados do equipamento, trazendo assim mais segurança de que os produtos estão sendo pesados de forma correta.
Como é feita a calibração de balanças?
A calibração de balanças é feita por meio de pesos padrão, que possui certificado de reconhecimento pelo INMETRO.
Vamos a um exemplo prático: para atestar a funcionalidade de uma balança é colocado no prato um item que se sabe que o peso total é de 20 quilos. Dessa forma, depois da estabilização, é conferido o valor no mostrador da balança.
O peso do item e o valor mostrado na balança devem ser os mesmos. Por isso, o equipamento pode apresentar uma pequena diferença que os técnicos chamam de erro de indicação. Os erros máximos permitidos pelo INMETRO para garantir a precisão de uma balança estão determinados na portaria n.º 236/94.
Depois de realizada a calibração, a empresa que foi contratada para realização do serviço deve emitir um certificado constando que aquela balança foi calibrada dentro das normas estabelecidas pelo INMETRO e que corresponde a toda e qualquer garantia de calibração.
Importância e benefícios de investir na calibração de balanças
Quando você não realiza a calibração você está deixando a sua empresa suscetível a diversos riscos. O Investimento em uma calibração é de baixo e deve ser feito no mínimo 1 vez ao ano, podendo variar conforme o fluxo.
Confira 6 vantagens de calibrar as balanças periodicamente:
- Ter resultados precisos ao pesar os produtos;
- Mostrar aos consumidores que é uma empresa organizada e preocupada com a transparência;
- Prevenir desvios e fraudes;
- Manter as margens de lucro;
- Estar dentro da lei e evitar autuações e interdições;
- Perceber possíveis desgastes nos equipamentos.
Prejuízos de não calibrar as balanças regularmente
Realizar a calibração regular é essencial para empresas dos mais diferentes setores e tamanhos. Sendo assim, quando o equipamento não está funcionando corretamente, você pode estar desperdiçando matéria-prima e acumulando um ônus altíssimo sem saber.
Já pensou ser autuado por falha na calibração da balança e ter que fazer um recall de milhares de produtos? Ou pior, ter a sua empresa interditada por um bom tempo? Estes são apenas alguns riscos a que estão suscetíveis quem trabalha sem realizar a correta e periódica calibração de balanças.
Então, para saber mais sobre calibração de balanças e outros assuntos que envolvem o equipamento, entre em contato conosco!
Deixar um comentário