Aprenda neste texto que a Sannar preparou para você sobre o que é calibração rastreada.
Então, saiba mais sobre!
A performance de um equipamento de medição, como qualquer outro, deve sempre passar por avaliações periódicas de desempenho. Sendo assim, aqui falaremos um pouco sobre a calibração rastreada, o que é e quais procedimentos ela exige.
Dessa forma, a calibração rastreada trata-se de um processo não reconhecido pelo INMETRO, não contando assim com o selo de “Acreditação”. É um atestado emitido por uma entidade especializada e reconhecida no que diz respeito à avaliação metrológicas e de conformidade. Então, com tal certificação, o órgão de medição reconhece e transfere seu capital de competência aos materiais e processos avaliados.
Métodos de medição da calibração rastreada
A calibração rastreada emprega métodos de medição fechados, elaborados internamente (por essa razão eles requerem a fundamentação dos processos). Aí o sentido da palavra “rastreabilidade”, pois o laboratório torna-se obrigado a apresentar aos clientes as evidências e parâmetros adotados na medição, que não atendem a padrões mais abrangentes, nacional e internacionalmente.
Calibração Rastreada
Devemos observar também, que a calibração rastreada dispõe de normas de especificação muito claras (como a Norma NBR ISO 9001), bem como seus requisitos metrológicos.
Então, ao enviar um equipamento para calibração em um laboratório que pertence à Rede Brasileira de Calibração, o INMETRO emite um número de “Acreditação”, assegurando a rastreabilidade das avaliações realizadas e endossando os parâmetros.
Por outro lado, se o equipamento estiver sob avaliação em local não integrado à RBC, o laboratório em questão (Calibração Rastreada) terá que apresentar cópia referente ao padrão utilizado no trabalho (“Rastreabilidade de Medição”).
Certificado de Calibração
O cliente terá então que anexar essa cópia ao Certificado de Calibração emitida para o equipamento, provando assim a evidência de rastreabilidade no processo.
Por isso sempre sugerimos a Calibração RBC, pois em uma auditoria será menos estressante e com menos documentos para apresentar ao auditor.
Por exemplo, se você enviar uma balança para calibração rastreável, o laboratório escolhido terá que, após a emissão do Certificado, deixar à disposição todos os dados indicativos da rastreabilidade do padrão usado.
Assim, quando for preciso em uma eventual auditoria, o cliente poderá apresentar o Certificado de Calibração somado às informações de rastreabilidade (o kit de pesos padrão adotado, por exemplo).
E agora, ficou um pouco mais claro sobre as Calibrações Rastreadas ou ainda existe alguma dúvida?
Então, entre em contato com a Sannar estamos prontos para te atender.
Deixar um comentário