Tudo sobre a ISO 17025: o que significa, versões anteriores, atividades contempladas e por que implementar esta norma no seu laboratório.

Se você é comerciante de produtos e/ou serviços, é muito importante estar atento ao que oferece aos clientes. Com o objetivo de garantir a qualidade e a padronização foi criada a ISO (Organization for Standardization), em 1947, na Suíça. 

A ISO é aplicada no mundo todo e tem como meta principal atestar a qualidade e a padronização do que é oferecido em diversos setores, entre eles os laboratórios de ensaio e calibração

Neste post, vamos conhecer melhor a ISO 17025, atividades que a norma contempla e por que ela deve ser implementada em um laboratório de calibração e ensaios. Então, vamos lá? Boa leitura!

O que é a ISO 17025?

A ISO 17025: Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma referência utilizada no mundo todo que tem como objetivo garantir a capacidade, qualidade e competência técnica dos laboratórios de calibração e ensaio.  Dessa forma, a ISO 17025 está dividida em: 

  • Requisitos gerais;
  • Requisitos de estrutura;
  • Requisitos de recursos;
  • Requisitos de processos;
  • Requisitos do sistema de gestão.

Primeira versão da ISO 17025 foi publicada no Brasil em 2001

A primeira versão da ISO 17025 foi publicada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) há mais de 20 anos, mais precisamente no mês de fevereiro de 2001. Antes disso, os laboratórios de ensaio e calibração brasileiros precisavam atender a ABNT ISO/IEC GUIA25 que contemplava requisitos similares. 

Como esse padrão abrange 3 atividades diferentes de laboratório

A ISO 17025 não é uma referência de padronização para qualquer tipo de atividade laboratorial. Sendo assim, ela é específica e contempla 3 atividades diferentes realizadas por laboratórios de calibração e ensaios. Então, são elas:

  1. Ensaio: procedimentos usados pelos laboratórios para medir e comprovar os requisitos técnicos de um determinado produto;
  2. Calibração: ajuste feito em determinado equipamento para garantir que ele atinja um valor padrão.
  3. Coleta de amostra seguida de ensaio: coleta de amostras e realização de ensaios posteriores para garantir que o produto atenda aos padrões.

Quando um laboratório de calibração e ensaio é acreditado de acordo com a norma, isso significa que ele atende os padrões internacionais de validade e também de confiança nos serviços prestados.

Por que implementar a ISO 17025 no laboratório de calibração e ensaio?

Ao implementar a ISO 17025 no laboratório de calibração e ensaio, o empreendedor garante ao consumidor e público em geral que os seus serviços são padronizados de acordo com normas internacionais da modalidade.

A partir do momento em que a operação se torna mais confiável e segura, o número de clientes que procuram pelos serviços também aumenta. Dessa forma, a empresa consegue expandir os negócios e até mesmo começar a pensar em outras atuações dentro do ramo.

Conheça a Sannar Balanças e realize a calibração dos seus equipamentos

Com mais de 40 anos de atuação, a Sannar Balanças oferece aos clientes qualidade, confiança e padronização de acordo com a norma ISO 17025. Sendo assim, para saber mais sobre os serviços prestados, entre em contato com a nossa equipe!