Entenda melhor o que é manutenção preventiva e 3 benefícios de realizá-la nas balanças da sua empresa.

A manutenção preventiva é um serviço essencial e precisa ser realizado com periodicidade no maquinário de qualquer empresa, principalmente aquelas que trabalham com pesagem, tarefa que exige o pleno funcionamento e precisão das balanças.

Apesar do objetivo de uma empresa ser o lucro e a necessidade de manutenção ser vista como um gasto desnecessário, é preciso entender que sem ela os custos e prejuízos podem aumentar ainda mais.

A seguir, vamos entender o que é a manutenção preventiva e as principais vantagens de realizá-la nas balanças. Então, continue conosco e boa leitura! 

O que é manutenção preventiva?

A preventiva é o tipo de manutenção mais realizada pelas empresas. Afinal, engana-se quem pensa que ela é a que traz maiores benefícios. 

A manutenção preventiva é realizada quando a balança apresenta uma falha ou até mesmo uma pane geral. Sendo assim, neste caso, o trabalho precisa ser parado e o equipamento passa por uma avaliação para troca de peças.

Quando um equipamento, principalmente a balança rodoviária, apresenta falha ou para de funcionar, ela pode trazer muitos prejuízos para a empresa que está realizando o serviço de pesagem. 

3 vantagens de realizar a manutenção preventiva nas balanças

É comum qualquer tipo de maquinário sofrer desgastes devido a ação do tempo e o uso contínuo. Dessa forma, vamos conhecer agora algumas vantagens de realizar a manutenção preventiva em balanças:

1. Reduzir perdas com produtividade

Quando a manutenção é realizada de forma planejada, ela promove uma redução nas perdas de produtividade da empresa. Isso acontece, pois dificilmente peças deixarão de funcionar ou o equipamento terá uma pane de repente. 

No cenário atual, reduzir este tipo de perdas é muito importante para manter a empresa funcionando e também a saúde das finanças. 

2. Manter balanças de pouco uso sempre em ótimo estado

Se possível, é sempre bom ter alguns equipamentos extras para substituir aqueles que são usados em demasia no cotidiano. Assim, é possível realizar a manutenção preventiva em algumas balanças, enquanto as outras continuam a operação.

3. Substituir peças auxiliares de baixo valor 

As novas tecnologias trazem cada vez mais rapidez, eficiência e assertividade às manutenções. Dessa forma, durante o serviço, os técnicos podem descobrir a necessidade de troca de peças auxiliares de baixo valor antes que estas venham a parar de funcionar.  

Precisa de manutenção para balanças? Chame o time da Sannar!

A Sannar atua há mais de 40 anos no mercado, oferecendo qualidade e eficiência no comércio, venda, manutenção, instalação e calibração de balanças e também sistemas de pesagem.

A Sannar é credenciada pelo IPEM/PR e trabalha com as principais marcas do mercado, oferecendo tradição, confiança, credibilidade e respeito ao cliente. Se você precisa realizar a manutenção preventiva dos seus equipamentos, entre em contato com o time da Sannar!